Conceitos

Planejando em contexto de incerteza







Planejar em contextos de alto grau de incerteza, como é o jogo social do qual as organizações públicas participam, exige reconhecer dois níveis de varáveis que interferem nos resultados que se pretende alcançar: as variáveis relativas ao contexto (Circunstâncias) e as variáveis relativas à capacidade de "fazer acontecer" (Capacidade de Governo). Cada um desses níveis requer ferramentas específicas.



Os 3 Cintos de Governo


No exercício do governo, os 3 Cintos representam as 3 forças que precisam ser administradas para que o Balanço Global de gestão política, que representa a consolidação destas forças, seja sempre positivo ao término do governo e, se possível, em cada dia da gestão:
  • Balanço I - gestão política (legalidade e legitimidade política, ética, representatividade dos partidos, descentralização, sintonia política do projeto, equilíbrio de poderes etc.)
  • Balanço II - gestão macroeconômica
  • Balanço III - intercâmbio de problemas (saldo do enfrentamento dos problemas que têm maior valor para a população: segurança, qualidade de vida, habitação, saúde, educação, etc)
Planejamento viabiliza chegar a um saldo positivo do Balanço Global





O Triângulo de Governo


Governar, no sentido amplo, é a articulação, com o uso de ciência, arte e criatividade, destas 3 variáveis. O ator social (público ou privado) deve sempre buscar viabilizar o seu Projeto, adequando sua Capacidade de Governo e Governabilidade (apoios, parcerias) à ousadia do Projeto. ele deve buscar, portanto, a estabilidade do triângulo.



Economista formada na UERJ, mestre em Educação pela Unicamp, com a dissertação "Planejamento como Instrumento de Aprendizado", doutora em Psicologia das Organizações pela UnB, com a tese "Trocando o Pneu com o Carro Andando: Aprendizagem no Trabalho de Prefeitos(as) e Secretários(as) Municipais".